O Jardim italiano é caracterizado pelo uso de variadas plantas frutíferas, tipos distintos de flores, estátuas decorativas e por fontes de água promovendo um ambiente clássico e funcional. Apesar de ser muito similar ao jardim francês, o estilo do jardim italiano tem referências das jardinagens do mediterrâneo, que é muito menos formal e muito mais poético e orgânico que os jardins franceses.
Esse tipo de jardim é rodeado por trepadeiras que cercam estátuas de deuses e plantas frutíferas como por exemplo árvores de laranjeiras e de macieiras. As chamadas cercas vivas dão a direção de caminhos que levam ao ponto de destaque desses jardins.
A água é um dos elementos mais característicos do jardim italiano, seja como uma fonte, um chafariz ou um espelho de água, esse é sempre o destaque do jardim. As plantas que dão vida ao jardim são originarias, tradicionalmente, da região do mediterrâneo e localidades próximas, as quais possuem longos períodos de floração e são, também, em geral frutíferas.
Uma outra característica de destaque desse tipo de jardim são os vasos feitos de cerâmicas, as pontes, as esculturas, os bancos, as treliças e os arcos, remetendo a um ambiente clássico e romântico.